quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Receita Caipirinha de Abacaxi

Olá pessoal, o blog hoje vem com a receita do drink mais brasileiro de todos, a caipirinha! Pra quem não conhece a história desse drink, que atualmente, já é um dos mais pedidos não só no Brasil como no mundo inteiro, ai vai! A caipirinha foi criada no interior de São Paulo e no início era usada como remédio contra gripe, era composta pela mistura de limão, alho, mel e a cachaça, tempos depois, foi substituído o alho e o mel pelo açúcar, com o intuito de reduzir a acidez do limão e o gelo veio para dar o toque refrescante para o drink.

Para a caipirinha pode ser usada qualquer fruta, ou até mesmo uma combinação de frutas do seu gosto, e como bebida base podemos usar Cachaça (caipirinha), Vodka (caipiroska), Rum (caipiríssima) ou Saque (saqueirinha). Portanto usem a criatividade para criar suas próprias!

Para esta receita usamos abacaxi como fruta e cachaça como bebida base.

Ingredientes:

90 ml de Cachaça
9 cubos de abacaxi
7-8 pedras de gelo
2 Colheres de sopa de açucar

Modo de preparo:

Você vai precisar de coqueteleira, mini tim, e macerador, caso não os conheça, de uma olhada no nosso post de utensílios.

Adicione os cubos de abacaxi no mini tim juntamente com o açúcar e macere bem. Na coqueteleira coloque os cubos de gelo e a cachaça, em seguida tampe a coqueteleira com o mini tim e chacoalhe até a mesma ficar gelada, sirva em um copo de caipirinha sem coar, se não souber qual é, veja nosso post de copos.

Caso você não possua os utensílios citados, pode ser feito da seguinte forma:

Coloque os cubos de abacaxi e o açúcar direto no copo de caipirinha, macere bem, na sequência adicione o gelo no copo e em seguida a cachaça, misture com uma colher, de preferência bailarina.

A diferença entre um modo de preparo e outro é que com a coqueteleira (batido) a caipirinha ficará mais suave, justamente por misturar melhor os ingredientes e diluir um pouco a cachaça.

Caipirinha de Abacaxi

Curta nossa página no facebook e visite nosso site para conhecer mais sobre o nosso trabalho!

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Técnicas de Preparo de Coquetéis

Olá pessoal, no post de hoje vamos falar da diferença de drinks batidos, mexidos e montados. É muito importante na hora de fazer seu coquetel, saber qual a forma original de execução do mesmo pois se feito com a técnica errada mudará o sabor.

Caso você pretenda trabalhar no ramo da coquetelaria, será necessário esse conhecimento, pois os bares, na maioria das vezes, seguem a forma de execução original, exceto quando solicitado pelo cliente.

Então, vamos as definições!

Batidos:

São os coquetéis onde todos os ingredientes, juntamente com o gelo são adicionados na coqueteleira e batidos vigorosamente. Este método é utilizado em drinks que contém frutas pois elas precisam incorporar o resto dos ingredientes fazendo com que a mistura fique homogênea, ou então quando é um drink que necessita ser servido extremamente gelado, visto que, o ato de bater os ingredientes juntamente com o gelo faz com que a mistura atinga a temperatura certa rapidamente, isso também ajuda a diluir um pouco do álcool "suavizando" o sabor do mesmo e realçando o sabor de outros itens incorporados. Exemplos: Daiquiri, Caipirinha, Margarita.

Montados:

São drinks feitos diretamente no copo, esse tipo de drink nunca poderá ter ingredientes sólidos, pois o mesmo não se incorporará à mistura. Nele o copo é preenchido com gelo até a boca e as bebidas são colocadas uma a uma, podendo respeitar ou não uma sequência. Exemplos: Cuba Libre, Blue Lagoon, Sex on the Beach.

Mexidos:

São drinks onde os líquidos são colocados juntamente com o gelo no copo misturador (mixing glass) e misturados suavemente com a colher bailarina, pois assim a mistura atingirá a temperatura ideal sem diluir tanto no gelo mantendo assim o sabor original das bebidas. Exemplos: Dry Martini.

Por hoje é só pessoal, curta nossa página no facebook para receber nossas atualizações e conhecer mais do nosso trabalho! Até a próxima!

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Copos de Coquetéis

Olá pessoal, hoje estamos postando os tipos de copos essenciais para seu bar caseiro. Para os paulistanos, eles podem ser facilmente encontrados na Rua Paula Souza, localizada próximo à estação Luz da linha azul do metrô ou até mesmo em alguns supermercados. Dentre todos destaco: a taça martini, o old fashioned, a flutê de champagne, e o long drink pois são os mais utilizados, você não gastará muito para adquirir algumas unidades e terá uma ótima opção para receber seus convidados em casa com muito bom gosto!



Taça Martini
Ajuda a impedir a separação dos ingredientes e a haste ajuda a manter a temperatura do coquetel.




Taça Fiesta

Originalmente era usada para servir bebidas frisantes, hoje é perfeita para margaritas pois sua boca bem aberta é ideal para colocar sal na borda.

Copo Hurricane

É ideal para servir coquetéis exóticos e muito gelados ou com vários ingredientes, como a Pina Colada.

Flute de Champagne

Seu formato alto e fino reduz a área exposta do liquido, mantendo as bolhas por mais tempo.


Copo de Caipirinha

Com o sucesso do drink brasileiro, foi criado um copo para ele que tem formato afunilado e consegue abrigar a quantidade de gelo e fruta necessária ao coquetel.
Copo Old-Fashioned
São copos curtos e largos, perfeitos para conter qualquer bebida alcoólica on the rocks.
Copo Long Drink
É o copo mais adequado para drinks com uma proporção maior de liquidos para uma menor de bebida alcoólica.

Copo Shot
É um  copo de dose única, tem uma base mais grossa, para suportar as batidas sobre o balcão.
Copo para Drinks Quentes

O que torna o copo perfeito para bebidas quentes é o vidro a prova de calor e a asa.

Curta nossa página no facebook e acesse nosso site para conhecer mais sobre o nosso trabalho, até a próxima!

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Utensílios

Olá pessoal, o post de hoje será sobre os utensílios essenciais para o preparo de drinks. É interessante saber que se você mora em São Paulo, você poderá encontrá-los com facilidade na Rua Paula Souza, no Centro, próxima a estação Luz, linha Azul do metrô. 


Coqueteleira

Recipiente cilíndrico de metal com capacidade de 2 ¼ xícaras, e uma tampa dupla, onde fica embutida uma peneira.


Coqueteleira de Boston

É uma variação da coqueteleira tradicional, para usá-la será necessário o mini tim. Essa coqueteleira permite a separação de ingredientes na hora de preparar o coquetel, tal como os sólidos dos líquidos.


Mini Tim

É usado para tampar a coqueteleira de Boston. Também é usado para separar os sólidos na hora da preparação do coquetel, os liquidos e o gelo ficam por conta da coqueteleira de Boston

Mixing Glass

É um copo utilizado para misturar determinados coquetéis, como o Martini.



Strainer

Impede que o gelo e outros ingredientes indesejáveis caiam da coqueteleira de Boston no copo de servir.


Coador

Este utensílio é usado juntamente com strainer para uma segunda coagem, obtendo assim, um coquetel mais refinado.


Biqueiras

É usada para regularizar a saída da bebida, ajuda a obter doses mais precisas.


Dosadores

Existem dois tipos, o comum ou medidor de bar, com 50 ml de capacidade e o americano, que tem a forma de uma ampulheta e tem capacidade para 45 ml.


















Colher de Bar

Também chamada de bailarina, é usada para mexer o coquetel no copo misturador.



Macerador

É usado para esmagar ingredientes , como as frutas da caipirinha.

Os principais utensílios que você vai precisar para fazer seus próprios coquetéis são: coqueteleira tradicional ou coqueteleira de boston com mini tim e o macerador, os outros podem ser substituídos por outros itens que costumamos ter em casa. Você também pode improvisar a coqueteleira com 2 copos de tamanhos diferentes e que se encaixem, só fique atento pois não pode ser de vidro.

Curta nossa página no facebook e acesse nosso site, até a próxima!!